A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Bombinhas acaba de ganhar um reforço tecnológico para auxiliar no processo de tratamento de esgoto. Se trata do Aerovor, um equipamento que captura o oxigênio do ar e, com a ajuda de uma bomba, faz a mistura do ar com os efluentes. Essa fusão destrói as bactérias anaeróbias, responsáveis pela possível presença de mal cheiro nas Estações.
O Aerovor pode ser utilizado em diferentes situações, além do tratamento de efluentes, como limpeza de piscinas, tratamento de efluentes industriais e tanques (indústria pesqueira). A tecnologia de oxigenação, como explica o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Lucas Nogueira, é baseada na produção de oxigênio dissolvido e microbolhas.
“O dispositivo pode ser usado tanto em águas limpas quanto poluídas, e a oxigenação acontece justamente pela ‘mistura de fluidos’ de forma intensiva e molecular, inserindo o oxigênio capturado pela máquina nestes fluidos”, explica ele. O resultado dessa mistura é a formação do oxigênio dissolvido na água, assim como as microbolhas. Essa combinação tem efeito bactericida.
A tecnologia de tratamento e despoluição é bastante utilizada no tratamento de efluentes, em especial aqueles que utilizam processos anaeróbios (ou seja, estações que contam com a presença de bactérias que não precisam de oxigênio para a respiração celular).
Saiba mais sobre a Águas de Bombinhas nas redes sociais da empresa: www.facebook.com.br/aguasbombinhas e instagram: @aguasbombinhas.