Os alunos do 4º ano da Escola Básica Municipal Eduardo Mafra participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas. Cerca de 50 estudantes, mais professores, conheceram todos os processos de captação e tratamento da água por meio do programa da concessionária Águas de Bombinhas, o Portas Abertas.

Estas visitas fazem parte dos programas de atendimento à comunidade da concessionária e podem ser agendadas previamente com a equipe. De acordo com Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pela responsabilidade social da empresa, estreitar os laços com a comunidade e auxiliar no processo de aprendizagem do estudante são objetivos da empresa.

“Ficamos muito felizes em receber os alunos na Estação e apresentar nosso trabalho. É uma oportunidade excelente de unir os conteúdos estudados em sala de aula com a prática”, comenta ela. Antes que a visita terminasse, os alunos também foram presenteados com um lanche saudável.

Esses estudantes também já fizeram parte do programa Saúde Nota 10, uma parceria desenvolvida entre a concessionária e a prefeitura municipal por meio da Secretaria de Educação. No programa, a Águas de Bombinhas oferece conteúdos complementares sobre saúde, água e meio ambiente às turmas.

Luiz Henrique Teixeira, Supervisor de Operações da Águas de Bombinhas, comenta que ensinar as etapas do processo de tratamento de água para os estudantes é um trabalho de educação, mas também de conscientização da comunidade. “Falamos sobre a importância de preservar nossos recursos hídricos e do uso consciente, afinal, os cuidados com a natureza e a manutenção do meio ambiente depende de toda a sociedade”, completa ele.