As crianças do 3º ano da Escola Básica Municipal Dilma Mafra participaram, pela primeira vez, de uma visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas. Os alunos, que fazem parte do Programa Saúde Nota 10 ? desenvolvido em parceria entre a Águas de Bombinhas e a secretaria de Educação ? conheceram os processos de captação e tratamento da água.

A visita foi viabilizada por meio do programa Portas Abertas, que leva a comunidade para conhecer as instalações da concessionária, esclarecendo dúvidas e estreitando os laços com a população. Estas visitas fazem parte dos programas de atendimento à comunidade da concessionária e podem ser agendadas previamente com a equipe.

De acordo com Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos educacionais da empresa, auxiliar no processo de aprendizagem do estudante são objetivos da empresa. ?Ficamos muito felizes em receber os alunos na Estação e apresentar nosso trabalho. É uma oportunidade excelente de unir os conteúdos estudados em sala de aula com a prática?, comenta ela.

Já a coordenadora pedagógica da escola, Ana Maria Elias Rodrigues, explica que neste primeiro trimestre os educadores e educadoras foram desafiados a desenvolverem projetos pedagógicos em torno do tema Bombinhas, fortalecendo as noções de pertencimento e cuidado com a cidade. ?A professora regente das turmas dos 3º anos, Cristina Marionete Pinheiro, valorizou nossas águas e cuidado com elas nesse período. Iniciou seu projeto refletindo sobre a importância dos oceanos em nossas vidas e na história do nosso município?, comenta.

?Com o envolvimento dos estudantes muitas questões surgiram em torno do tema água. Da onde vem a água que chega em nossas casas? Como é processo de cuidado e limpeza? Dessa forma, a necessidade de ampliar o projeto surgiu. Aproveitando esse movimento a escola acionou a parceria educadora Raquel, que nos proporcionou uma aula de campo inesquecível. Fomos recebidos com muito carinho e atenção, vivenciamos um momento marcante, foram conhecimentos compartilhados que proporcionam a formação de cidadãos e cidadãs conscientes para toda a vida?, encerra a coordenadora.