A gerência de fiscalização de saneamento da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina-Aresc realizou nessas duas últimas semanas uma série de reuniões para acompanhar as estratégias operacionais dos prestadores de serviço de saneamento. O intuito é garantir o abastecimento regular de água e o tratamento eficiente de efluente sanitário durante a temporada de verão 2023.
As reuniões aconteceram com as concessionárias dos municípios litorâneos catarinenses que aumentam significativamente sua população durante o veraneio. Desta forma, foi discutido e alinhado o planejamento durante esse período para o atendimento dos usuários de Balneário Barra do Sul, Bombinhas, Balneário Camboriú, Camboriú, Grande Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Laguna, Araranguá e Arroio do Silva.
Dentre as principais ações, além das medidas estruturantes realizadas ao longo do ano, destaca-se ampliações de rede e recalques, limpezas e manutenções preventivas, instalação de grupos geradores de energia elétrica, contratos de importação e exportação de água, interligação de sistemas, acionamento de sistemas alternativas, entre outros, a depender do planejamento de cada prestador.
Além disso, também foram discutidas as ações dos Planos de Emergência e Contingência dos municípios, conforme as diretrizes da Resolução n°156 da Aresc. Esse documento descreve os principais riscos associados aos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário e as medidas preventivas, mitigadoras e de contingência, assim como define o plano de ação e as responsabilidades dos setores para atendimento das demandas.
A gerente de fiscalização de saneamento básico da Aresc, Luiza Burgardt, cita que para a maioria dos prestadores, o planejamento da temporada começou no término da temporada passada. Diante disso, foi possível executar diversas ações estruturantes ao longo do ano para garantia do atendimento da demanda de água e tratamento de efluente. “A gente vem percebendo que as concessionárias estão começando a se preparar mais cedo para atender as necessidades decorrentes da temporada de verão. Baseadas nas demandas que tiveram no período, já trabalham ao longo do ano planejando as medidas para o verão seguinte. Isso resulta em mais ações estruturantes que estão atreladas a investimentos, resultando em melhorias”, completa Luiza.
“Todo planejamento elaborado com antecedência resulta em medidas mais efetivas e eficazes. Durante esse período, a Aresc vai ficar acompanhando as ações dos prestadores de serviço, além de auxiliar no que for necessário para garantir que o abastecimento da população permaneça mantido”, finaliza o Presidente da Aresc, João Carlos Grando.