A Gerência de Fiscalização da Agência de Regulação de Serviços de Santa Catarina-Aresc seguem com as auditorias operacionais in loco . Na última quinta-feira (8), técnicos estiveram na Lagoa da Conceição para verificar as medidas de melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto(ETE) do bairro e da Lagoa de Evapoinfiltração, após obras de contenção do muro verde (local onde as dunas deslizaram durante as chuvas de janeiro de 2021).
Talude de contenção/muro verde construido junto á lagoa de evapoinfiltração.
No mesmo dia, a equipe realizou também uma visita técnica nas obras da nova estação de tratamento de esgoto do bairro Potecas, em São José, com o objetivo de conhecer cronograma, prazos e estrutura prevista.
A ETE a ser construída é uma demanda da comunidade que reside em Potecas há anos e aguarda pelo fim do mau cheiro. A nova estação de tratamento irá substituir a lagoa de estabilização atual por um sistema mais moderno, o do lodo ativado.
Em fase ainda inicial de obra, a futura ETE vai tratar o esgoto de São José e de parte dos bairros da região continental de Florianópolis.
Fase inicial das obras da nova ETE de Potecas/São José.
Além das ações fiscalizatórias previstas para este mês, a gerência vai iniciar reuniões com as concessionárias de serviço sobre o planejamento do plano de contingência para a temporada de verão 2022/2023. Os encontros acontecerão com as prestadoras que atendem os municípios litorâneos de Santa Catarina.