WhatsApp Image 2022 06 20 at 21.50.16
Dando continuidade às ações no setor de transporte intermunicipal, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc vem intensificando seus esforços normativos e suas demandas fiscalizatórias no Estado.

Além dos monitoramentos nos terminais rodoviários catarinenses e inspeções derivadas de denúncias por meio da Ouvidoria, o cronograma de trabalho da diretoria de transporte está dando uma intensificada nas operações fiscalizatórias nos serviços fretados, seja ônibus, mico-ônibus ou vans.

O Gerente de Fiscalização de Transporte da Aresc, Nilton de Sá, cita que as diligências nos fretamentos são respaldadas pelo Decreto Estadual 1.342/2021, resultado de tratativas entre a Agência Reguladora e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIE), o qual disciplina os serviços de fretamentos. “O objetivo é combater o transporte irregular de passageiros, principalmente nessa época do ano, que há diversas festas sazonais e típicas pelas regiões catarinenses, onde o fluxo de viagens aumenta por meio dessa atividade econômica”, afirma.

Reforço na frota

E para reforçar as ações de fiscalização em rodovias e terminais de ônibus, a Aresc adquiriu três novas viaturas equipadas com giroflex para compor a frota. Os novos veículos permitem o transporte de equipamentos de pista, como cones e cavaletes e placas de sinalização, conferindo maior segurança em momentos de blitz fiscais.

Os novos carros irão permitir maior abrangência nas operações em todas as regiões de Santa Catarina e mais celeridade no atendimento das reclamações e denúncias. Inclusive, de acordo com informações da gerência, a projeção para o próximo semestre é a realização de 3.000 abordagens fiscais entre ações em campo e atividades de verificação de auditagem.

O Presidente da Aresc, João Carlos Grando afirma que para a aquisição da nova frota foram investidos R$ 620.000,00 mil com recursos próprios da Agência, isso tudo com o intuito e compromisso de gerar mais abrangência fiscal e eficiência na fiscalização do transporte intermunicipal no Estado. “Pretendemos tomar as providências necessárias para aperfeiçoar o setor, que inclui também, um trabalho de modernização tecnológica, visando gerar mais qualidade nas atividades regulatórias e consequentemente na prestação do serviço ao usuário”, finaliza.

WhatsApp Image 2022 06 21 at 10.48.29

Comunicação com o cidadão

Parte fundamental do sistema de transporte, o passageiro é um verdadeiro parceiro da Aresc na fiscalização. É importante que os usuários tenham consciência dos perigos oferecidos pelos transportes não autorizados e denunciem. Reclamações, dúvidas, denúncias e sugestões podem ser passadas por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800 643 2611, via whatsApp 48 99151 0276 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .