Parte externa do muro verde de contenção/ foto: Aresc
Seguindo o cronograma de visitas técnicas de acompanhamento nas obras de melhorias estrutural da Casan executadas na Lagoa de evapoinfiltração, ontem (08), uma equipe técnica da Aresc esteve acompanhando os trabalhos.
Durante a vistoria foi possível verificar a fase final das obras do talude de contenção no local onde as dunas deslizaram em janeiro de 2021.
Com sete metros de altura, a contenção foi feita com a tecnologia de solo reforçado, estruturando uma face composta por pedras. Uma parede externa vegetada vai integrar a obra com a paisagem natural.
Parte interna/ foto: Aresc
foto: Ascom Casan
A Casan também já concluiu a etapa de dragagem do material lamo-arenoso do fundo da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI). A recuperação da capacidade de infiltração está em andamento por meio de estudo geotécnico e balanço hídrico da área, que permitirão uma avaliação sobre as entradas e saídas de água nesse ambiente. Esse processo inclusive, integra também, o plano de monitoramento realizado pela a agência reguladora, assim como a fiscalização da implantação do sistema de tratamento terciário na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Lagoa da Conceição. De acordo com informações da companhia de serviço, a meta é de que a unidade passe a funcionar dessa forma neste primeiro semestre de 2022.
A Gerente de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt cita que as vistorias no local serão realizadas até a conclusão das obras estruturais. “Após esse ciclo, os trabalhos que integram o Plano de Monitoramento da autarquia reguladora darão continuidade, como exemplo, acompanhamento do sistema de tratamento de esgoto por meio de coletas para análises laboratoriais, a fim de verificar a eficiência da nova operacionalidade implantada”, finaliza.