Técnicos da gerência de saneamento básico da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) estiveram nessa quinta-feira (20) realizando uma fiscalização nos serviços da concessionária Água de Bombinhas, empresa responsável pelo serviço público de abastecimento de água do município.
No início da semana passada ocorreram quatro rompimentos da adutora que leva água bruta do Rio Tijucas à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas, devido à instabilidade do solo em decorrência das fortes chuvas. De acordo com informações da concessionária, o abastecimento já está normalizado.
Devido a essas circunstâncias, a ação fiscalizatória compreendeu na vistoria técnica ao local dos rompimentos da adutora, que fica localizada em Tijucas, após a conclusão dos reparos, além da inspeção na Estação de Tratamento de Água (ETA).
“Nosso trabalho como órgão regulador e fiscalizador também está no foco preventivo. Buscamos sempre cobrar das companhias de serviço, soluções antecipadas para eventuais problemas, a fim de evitar que a população sofra com serviços interrompidos”, enfatiza o Presidente da Aresc, João Carlos Grando.
A visita teve a função de identificar as medidas que foram adotadas pela concessionária após o incidente, bem como acompanhar a situação do abastecimento. Os técnicos, no local, fizeram uma avaliação em campo das medidas estruturais executadas para o conserto da adutora.
A Gerente de Fiscalização de Saneamento Luiza Burgardt, pontua que a concessionária fez um diagnóstico em campo e a mesma está realizando um estudo para encontrar uma alternativa definitiva para implementar, evitando sucessivos rompimentos naquele trecho mais crítico do solo, além de deixar o sistema de abastecimento mais seguro. “ Estaremos acompanhando as fases de estudo e respectivas ações que a concessionária vir a executar”, completa.