WhatsApp Image 2021 12 17 at 15.29.47

A gerência de saneamento da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina-Aresc, realizou na última semana mais uma ação de monitoramento nas as obras de recuperação da lagoa de evapoinfiltração da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

A Casan iniciou a execução das obras do talude de contenção no local onde as dunas deslizaram durante as chuvas de janeiro de 2021. O talude, que terá formato de muro verde, trará maior segurança à Lagoa de Evapoinfiltração que recebe o efluente tratado do Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa da Conceição.

WhatsApp Image 2021 12 21 at 16.49.53
Construção da contenção/Muro Verde. 

 

A contenção terá sete metros de altura, utilizando a tecnologia de solo reforçado com a utilização de vegetação na face externa para integrar a obra com a paisagem natural. A obra está sendo realizada pela empresa Dang Engenharia, do Paraná e foi aprovada pela FLORAM por meio de Autorização Ambiental.

Também prevista no Plano de Recuperação Ambiental, a etapa de dragagem do material lamo-arenoso do fundo da Lagoa de Evapoinfiltração foi finalizada e o resultado desta ação está sendo avaliada com base no balanço hídrico da área (o quanto chove, o quanto a lagoa recebe de efluente e o quanto infiltra).

WhatsApp Image 2021 12 17 at 15.29.41
O material retirado é colocado em geobags, grandes bolsas usadas em projetos de proteção ambiental e no gerenciamento de resíduos, para o desaguamento.


Outra ação prevista neste planejamento e em pleno andamento é a implantação do tratamento terciário na Estação de Tratamento de Esgotos da Lagoa da Conceição, tornando ainda mais completa a depuração do efluente final que é lançado na Lagoa de Evapoinfiltração.

“Acompanhamos durante todo o ano as melhorias realizadas no sistema de Esgotamento da lagoa da Conceição, com vistorias mensais nas principais unidades. Desta forma, conseguimos verificar a evolução de cada ação e monitorar o cronograma de obras tanto na estação de tratamento de esgoto para implementação do tratamento terciário, quanto na lagoa de evapoinfiltração”, destaca a Gerente de Saneamento Básico da do órgão regulador”, Luiza Burgardt.

 

Colaboração: Fabiano Marques/Assessoria de Comunicação Casan


JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito