WhatsApp Image 2021 12 16 at 18.00.53

A gerência de fiscalização de saneamento da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina-Aresc realizou durante esta semana uma série de encontros virtuais para acompanhar as estratégias operacionais dos prestadores de serviço a fim de garantir o abastecimento regular de água e o tratamento eficiente de efluente sanitário durante a temporada de verão.

As reuniões aconteceram com as concessionárias dos municípios litorâneos catarinenses que aumentam significativamente sua população durante o período de veraneio. Desta forma, o planejamento para atendimento dos usuários de Bombinhas, Balneário Camboriú, Camboriú, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Laguna, foi discutido e alinhado. Dentre as principais ações, além das medidas estruturantes realizadas ao longo do ano, destaca-se ampliações de rede e recalques, limpezas e manutenções preventivas, instalação de grupos geradores de energia elétrica, contratos de importação e exportação de água, interligação de sistemas, acionamento de sistemas alternativas, entre outros, a depender do planejamento de cada prestador.

Além disso, também foram discutidas as ações dos Planos de Emergência e Contingência dos municípios, conforme as diretrizes da Resolução n°156 da Aresc. Esse documento descreve os principais riscos associados aos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário e as medidas preventivas, mitigadoras e de contingência, assim como define o plano de ação e as responsabilidades dos setores para atendimento das demandas.

A gerente de fiscalização de saneamento básico da Aresc, Luiza Burgardt, cita que para a maioria dos prestadores, o planejamento da temporada começou no término da temporada passada. Desta forma, foi possível executar diversas ações estruturantes ao longo do ano para garantia do atendimento da demanda de água e tratamento de efluente. “A gente vem percebendo que as concessionárias estão começando a se preparar mais cedo para atender as necessidades decorrentes da temporada de verão. Baseadas nas demandas que tiveram no período, já trabalham ao longo do ano planejando as medidas para o verão seguinte. Isso resulta em mais ações estruturantes que estão atreladas a investimentos, resultando em melhorias”, completa Luiza.

“ Todo planejamento elaborado com antecedência resulta em medidas mais efetivas e eficazes. Durante esse período, a Aresc vai ficar acompanhando as ações dos prestadores de serviço, além de auxiliar no que for necessário para garantir que o abastecimento da população permaneça mantido”, finaliza o Presidente da Aresc, João Carlos Grando.”

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito