Uma equipe técnica da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc esteve na manhã dessa segunda-feira (21) inspecionando o sistema emergencial realizado pela Casan durante o final de semana, na Lagoa da Conceição.
Desde a última quinta, a agência vinha acompanhando a operação de instalação do sistema de bombeamento, que foi destinado a transportar volume de água excedente da Lagoa de Evapoinfiltração (que recebe o efluente depurado na estação de Tratamento de Esgoto Lagoa da Conceição). Além de reforços nas estruturas de contenção, evitando o risco de rompimento.O foco era manter nível da Lagoa de Evapoinfiltração, diante das chuvas intensas no fim de semana.
Emergencialmente, para assegurar a segurança dos moradores e da própria Lagoa da Conceição diante das chuvas intensas, a água foi transferida para uma área com boa capacidade de absorção.
Mesmo com uma precipitação de 196mm no período de 30 horas na Lagoa , o dobro da chuva prevista, o volume da lagoa artificial foi reduzido em 25cm.
A Aresc estará monitorando as demais ações da Casan no local, acrescenta a Gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt. " Embora essa situação específica na unidade de conservação tenha sido autorizada pela autoridade ambiental do município, dentro do que compete nossa atribuição, que é a fiscalização operacional e de qualidade no sistema de água e esgoto, continuaremos acompanhando as próximas ações de melhorias e prevenção, como a retirada do pacote lamoso do fundo e a contenção definitiva do talude da lagoa de evapoinfiltração", conclui.