Devido ao rompimento da lagoa de evapoinfiltração da Casan na Lagoa da Conceição e consequente extravasamento de parte de seu efluente tratado, desastre ocorrido no dia 25 de janeiro, a Aresc resolveu elaborar um Programa de Monitoramento. A iniciativa que conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar, abrange coletas de amostras de água em cinco pontos da  Lagoa da Conceição, em especial nas áreas afetadas com a inundação.

De acordo com a Gerente de Saneamento Básico a Aresc, Luiza Burgardt, o intuito do programa é verificar se houve possíveis impactos negativos na Lagoa para poder auxiliar os órgãos competentes nas tomadas de decisões, bem como nas propostas de remediação, caso necessária.

“A Lagoa da Conceição possui um canal um tanto estreito. A sua capacidade de renovação da água é bem reduzida tendo, assim, pequena circulação e baixa velocidade de correnteza. Por isso que ela se torna propensa  a certas contaminações de poluentes como, efluentes sanitários, que são ricos em nutrientes como nitrogênio e fósforo. Levando em consideração essas características, decidimos iniciar uma ação que possibilitará durante um período, a avaliação da qualidade da água da Lagoa”, acrescenta Larissa Martins, bióloga da Aresc.

Na semana em que ocorreu o rompimento da lagoa artificial, uma equipe técnica da Agência Reguladora coletou amostras nas margens da Lagoa da Conceição. Porém, esse plano de monitoramento vai abranger mais pontos no interior das águas, permitindo avaliação mais exata da atual situação do corpo hídrico.

O programa prevê dois meses de monitoramento com frequência semanal. A Gerente Luíza informa ainda que ao todo, serão 40 amostras do corpo receptor superficial da Lagoa da Conceição. "E continuaremos monitoramento também a Estação de Tratamento de Esgoto com 8 amostras de efluente sanitário bruto e 8 de efluente sanitário tratado, assim como a disposição final na lagoa de evapoinfiltração com 16 amostras no corpo receptor subterrâneo – lençol freático", finaliza.

A ação teve seu início na última sexta-feira (5), e segue até final de março.Os resultados serão divulgados em relatórios intermediários e no final do plano de amostragem, o órgão regulador fará um relatório conclusivo de fiscalização com a avaliação da área técnica.

WhatsApp Image 2021 02 05 at 13.01.52

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito