IMG 20201101 WA0001

Técnicos da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc estiveram em Itajaí nesse domingo (1º) realizando coletas para análise laboratorial em alguns pontos de distribuição de água colocados pelo Semasa - até que o abastecimento retorne à normalidade.

A crise do abastecimento em Itajaí começou com os danos na barragem da cunha salina, que contém a água do mar no ponto de captação, no Rio Itajaí-Mirim. Desde então, a prestadora de serviço está trabalhando no conserto emergencial na estrutura da barragem.

Além dos trabalhos de reparo, outras medidas paliativas do Semasa para enfrentar a situação são a instalação de pontos da cidade para distribuição de água potável para a população. Hospitais, Complexo Penitenciário e demais instituições públicas estão sendo abastecidas com caminhões-pipa.

Até o momento são 45 pontos de abastecimento espalhados pela cidade. A gerência de saneamento básico da Aresc continua acompanhando a situação, inclusive, essa ação fiscalizatória coletou amostras de água em 4 pontos dessas distribuições e uma no poço artesiano localizado na praia Brava, onde está sendo feita a captação temporária para atender a população.O objetivo é verificar se a água que está sendo distribuída está própria para consumo.

“Em virtude da situação emergencial que se instaurou no município há mais de duas semanas, continuaremos acompanhando as medidas emergenciais adotadas até que haja reestabilização da estrutura, assim como o retorno gradual da potabilidade do abastecimento à população”, reforça Luiza Burgardt, Gerente de Fiscalização da Aresc.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito