Em decorrência do problema estrutural ocorrido na barragem de contenção da cunha salina no Rio Itajaí Mirim, uma equipe técnica da Aresc esteve ontem (21) em Itajaí, realizando uma fiscalização de caráter emergencial nas obras de contenção.

Na terça-feira (13), a estrutura auxiliar de acesso à barragem de contenção de água salgada se deslocou, abrindo um vão entre a cabeceira do rio e a barragem, o que permitiu que a maré chegasse até o ponto de captação da água.

Segundo informações do Semasa repassadas à equipe da Aresc durante acompanhamento das obras de reparo, mergulhadores especializados fizeram a avaliação do dano, e também constataram problemas estruturais na contenção das estacas da barragem, que ficam embaixo do rio, as quais desestabilizaram, permitindo assim, a passagem da água salina até a captação mesmo com as comportas estando fechadas.


Além dos trabalhos de reparo emergencial, outras medidas paliativas do Semasa para enfrentar a situação são a instalação de pontos da cidade para distribuição de água potável para a população. Hospitais, Complexo Penitenciário e demais instituições públicas estão sendo abastecidas com caminhões-pipa.

Além disso, em virtude do abastecimento em Itajaí não estar dentro dos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, em função do elevado nível de cloretos, o Semasa decidiu suspender temporariamente a cobrança da tarifa de serviços de abastecimento de água até que haja reestabilização da estrutura.

O Semasa ainda vai ressarcir os consumidores que tiveram equipamentos, como chuveiros, danificados.

“Como órgão regulador e prezando pelo convênio junto ao município de Itajaí, continuaremos acompanhando a situação até o conserto definitivo da barragem bem como o retorno gradual da potabilidade no abastecimento. Em virtude da situação emergencial que se instaurou no município há praticamente uma semana, precisávamos entender o ocorrido e verificar as medidas emergenciais adotadas” , finaliza Luiza Burgardt, Gerente de Fiscalização da Aresc.

WhatsApp Image 2020 10 21 at 16.07.27

Obras emergenciais de contenção da cunha salina

 

WhatsApp Image 2020 10 21 at 16.07.29

Técnico do Semasa explicando os procedimentos das obras de reparo à Gerente de Fiscalização da Aresc, Luiza Burgardt. 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito