Com a autorização da Prefeitura de Florianópolis para o funcionamento do terminal rodoviário, os ônibus voltam a circular aos poucos no Terminal Rita Maria. Após seis meses fechada para circulação de ônibus que dão embarque e desembarque, a maior rodoviária de Santa Catarina retorna de forma gradual.

Realizando operações de fiscalização das regras restritivas e sanitárias nos serviços de transporte intermunicipal desde o início da pandemia, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc dá continuidade aos seus trabalhos. Duas equipes volantes de fiscal da região da Grande Florianópolis acompanharam de perto a retomada das atividades no Rita Maria.

A movimentação de passageiros ainda é tímida, e a maioria das empresas estão operando com linhas reduzidas enquanto também se organizam para se enquadrar às regras exigidas para o controle e prevenção. “ Nossos fiscais estão atentos a essa retomada gradativa e monitorando os protocolos de cuidados estabelecidos”, reitera o Gerente de Fiscalização de Energia, Gás e Transporte da Aresc, Nilton de Sá Júnior que acrescenta ainda que dentre as medidas exigidas estão, o uso de máscaras de proteção durante toda a viagem, medição de temperatura dos passageiros antes do embarque, disponibilização de álcool gel na plataforma e no ônibus. A rodoviária também adotou para este início um novo esquema, permitindo apenas seis ônibus por vez na plataforma, e cada um desses veículos poderá permanecer por 15 minutos.

A retomada do transporte interestadual já havia sido autorizada pelo governo do Estado desde 3 de agosto. Já a autorização para a retomada do transporte coletivo intermunicipal urbano e rodoviário de passageiros foi publicada no DOE (Diário Oficial Eletrônico) de Santa Catarina no dia 24 de agosto. No entanto, a Prefeitura de Florianópolis manteve a suspensão mesmo com a autorização do Estado, pois as liberações podem ser restringidas pelos municípios.

Para denúncias sobre irregularidades a ouvidoria da Aresc conta com WhatsApp (48) 9 9151-0276.

IMG 20200929 110724429 HDR

IMG 20200928 143942669