No último dia 19 de agosto, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc participou de mais um seminário virtual. Dessa vez, o tema foi sobre a conservação das comunidades e desenvolvimento econômico. O encontro que foi organizado entre a Aliança Latino-Americana de Fundos de Água, a Alianza BioCuenca e Good Stuff International fez parte de um dos encontros da Comunidade Latino-Americana de Prática em Gestão da Água da Embaixada da Suíça – SDC.

O foco do webinar foi promover a troca de experiências sobre trabalhos ambientais de conservação e de sustentabilidade econômica e financeiro desenvolvidos por três instituições oriundas de países como Equador, Colômbia e Brasil. Dividindo o ambiente virtual, o Gerente de Regulação da Aresc, Silvio Rosa apresentou o Produtor de Águas do Rio Camboríu, programa do qual a agência reguladora é parceira e que busca a conservação dos recursos hídricos na bacia do Rio Camboriú, estimulando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades por meio de incentivo financeiro.

Durante apresentação, Silvio deu destaque ao mecanismo encontrado pela Aresc prevendo a sustentabilidade financeira do Produtor de Águas ao incorporar os custos de conservação e recuperação dos mananciais de captação de água para abastecimento público, aos custos de operação e manutenção das concessionárias, acrescidos na estrutura por meio de um componente financeiro. Esse método é inovador no Brasil. “ Desta forma, o retorno do investimento dos usuários na bacia hidrográfica será a garantia de disponibilidade hídrica com uma qualidade desejável ao ponto de utilizar menos insumos de produtos com o tratamento da água bruta. Sem falar em uma possível redução de tarifa a longo prazo”, justifica.

IMG 20200819 114251141

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito