Juntos na força-tarefa para o combate ao coronavírus, batalha esta que iniciou no dia 17 de março, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc desde então, esteve com as suas equipes fiscalizando as medidas de restrição no transporte público pelo Estado. Com o retorno do transporte coletivo intermunicipal, as ações entram em uma nova fase, agora, focada em fiscalizar o cumprimento das regras sanitárias de prevenção.

Desde o dia 08 de junho, quando houve o retorno do transporte intermunicipal rodoviário, as operações começaram a dar maior atenção para o monitoramento da retomada gradual da atividade em Santa Catarina, sendo intensificadas consequentemente, com a retomada do transporte intermunicipal urbano.

O Gerente de Fiscalização de Transporte da Aresc, Nilton de Sá, explica que a preocupação para este momento, além das ações de fiscalização preventivas de cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção, são as fiscalizações provenientes de denúncias da Ouvidoria do Estado e da Ouvidoria da Aresc. “Nosso cronograma de fiscalização contempla todas as regiões do Estado. Estamos intensificando a fiscalização para garantir a saúde e a segurança dos usuários diante da pandemia que estamos enfrentando”, considera.

Nilton ainda destaca que para julho os fiscais estarão acompanhando de perto os serviços de transporte em cada região específica, conhecendo assim os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios. “A falta de alguns horários de linhas de ônibus, reclamação bastante comum nos últimos dias, é pelo fato de que algumas cidades ou regiões metropolitanas estão praticando horário de sábado”, conclui.

Paralelo a esses trabalhos, as equipes continuam visitando indústrias catarinenses com a intenção de monitorar os serviços de transporte fretado de funcionário, em especial na no Oeste Catarinense, tendo em vista a alta concentração de agroindústria nessa região e, consequentemente, alta demanda de veículos fretados.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (48) 99151-0276, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda no portal www.aresc.sc.gov.br .

editada