Dados do sexto Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado apontam que as chuvas bem distribuídas no início de junho melhoraram a situação do abastecimento urbano, refletindo na redução de cidades em estado crítico. Porém, permanece o alerta para as áreas rurais que ainda enfrentam problemas decorrentes da estiagem.
Conforme dados da última quinzena, dentre as 280 cidades catarinenses é possível destacar que Santa Catarina tem 21% das cidades em estado de atenção, 10% em alerta e 3% crítico, situação que reforça o período delicado que o Estado se encontra tendo em vista a falta de chuva por longos períodos sem precipitação desde 2019.
Uma novidade para essa atualização são as informações das condições do abastecimento na área rural. O Boletim observa o abastecimento prejudicado na área rural, enquanto na área urbana ocorre uma recarga momentânea. Dos 114 municípios que decretaram situação de emergência, 94 informaram que tiveram suas áreas rurais afetadas.
O boletim, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e outras agências reguladoras do Estado, tem o objetivo de monitorar e divulgar a situação hídrica no Estado. O documento traz informações atualizadas a cada quinze dias, divulgadas nos sites das respectivas instituições.
Para o secretário Executivo do Meio Ambiente (Sema), Leonardo Porto Ferreira, os dados apresentados reforçam o período delicado que o Estado se encontra, considerando, o longo período de estiagem desde 2019. “Assim, neste momento, são fundamentais as mobilizações e medidas de mitigação no sentido de reduzir os impactos da estiagem. É preciso reforçar a conscientização e adoção de medidas previstas nos planos de ações emergenciais, de forma a racionar e normalizar o abastecimento público, imprescindíveis para os municípios no enfrentamento da atual crise hídrica”, enfatiza.
Chuvas
A gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt, comenta que os dados dessa edição demonstram que as chuvas dos últimos dias fizeram com que as condições da maioria dos municípios apresentassem uma melhora quanto à criticidade do abastecimento urbano. Porém, as previsões tendenciam ainda para a estiagem. “ É preciso continuar seguindo com as ações de melhoria da infraestrutura dos sistemas de abastecimento de água pelos prestadores, e nós como órgão regulador permanecemos acompanhando as ações de emergência e contingência dos municípios regulados pela Aresc”, destaca.
Previsão
Para os próximos 15 dias verifica-se sinais de chuva adequado para normalizar o abastecimento urbano em um curto prazo. Porém, tendo em vista os níveis baixos dos rios, é possível indicar continuidade prolongada da estiagem no estado por conta da necessidade de uma maior distribuição e volume de chuvas.
Confira o boletim na íntegra: http://www.aresc.sc.gov.br/index.php/documentos/estiagem/1879-boletim-hidrometeorologico-06/file