A equipe da gerência de fiscalização da Aresc esteve nessa quarta-feita (03) realizando uma fiscalização emergencial no município de Itapema. As atividades tiveram a finalidade de acompanhar as medidas que a Conasa – águas de Itapema está tomando para minimizar os impactos da estiagem.
A ação de vistoria foi na estação de tratamento de água do bairro Ilhota - que atualmente está sofrendo com as consequências da estiagem prolongada. Na oportunidade os técnicos acompanharam de perto o trabalho que está sendo feito para driblar a situação. Um caminhão pipa está trazendo água da estação do bairro Morretes para abastecer o reservatório dessa unidade, cujo se manancial que abastece seu reservatório estava no momento da fiscalização, com vazão de 2litros por segundo, enquanto sua normalidade é 7L/s.
A ETA do bairro Ilhota é um sistema individual, e é responsável pelo fornecimento de água para cerca de 1030 economias. Segundo informações da Gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt, o procedimento que a Conasa tomou, de captar água de um sistema pra abastecer outro, é uma intervenção paliativa para esse caso emergencial. “A concessionária está estudando outros métodos, como a interligação dos sistemas como forma de enfrentar a situação’’ acrescenta.
Os trabalhos de vistorias em Itapema deram continuidade com a fiscalização do andamento obras de melhorias da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Morretes.