Com o objetivo de conhecer os trabalhos desenvolvidos em Minas Gerais e promover a capacitação de seus servidores, as Gerências de Regulação e Fiscalização, juntamente com os técnicos responsáveis pela regulação e fiscalização do gás natural canalizado em Santa Catarina, visitaram entre os dias 5 e 7 de abril na cidade de Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - SEDE e a Companhia de Gás do Estado - GASMIG.
A diretoria técnica da ARESC vem desenvolvendo estudos no setor de gás natural canalizado, o que envolveu a busca de um Estado cujo processo de medição das características físico-químicas do gás natural se enquadrasse na Resolução ANP 16/2008. Após pesquisas, foi constatado que Minas Gerais, por meio da Companhia de Gás do Estado – GASMIG possui vários cromatógrafos de linha instalados em sua rede de distribuição. Somado a isso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais encontra-se em meio ao processo de metodologia de revisão tarifária do gás natural canalizado. Essas constatações foram os motivos pelos quais levaram a equipe técnica da Agência de Regulação conferir in loco as atividades desenvolvidas pelas SEDE e GASMIG.
Na oportunidade, os representantes da ARESC tiveram a oportunidade de debater com o Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Rogério Bellini, a possibilidade de assinatura de um protocolo de cooperação técnica para que Minas Gerais e Santa Catarina avancem de forma conjunta no setor, possibilitando a troca de informações e conhecimentos técnicos.
Fotos: Divulgação