O corpo técnico da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc passa a ter agora novos uniformes. Os trajes recém adquiridos serão utilizados nas funções externas; para as ações de fiscalização de saneamento, do gás natural canalizado e do transporte. Nesta primeira etapa foram confeccionados os coletes funcionais, peças consideradas primordiais para os trabalhos de fiscalização e auditoria.
A Aresc é uma agência multisetorial, com atuação direta na regulação e fiscalização de serviços de saneamento básico, gás natural canalizado, e, recentemente, devido a lei complementar nº 741 de 12 de junho de 2019, que alterou a estrutura organizacional básica e o modelo de gestão da Administração Pública Estadual, a Aresc passou a exercer atividades de regulação e fiscalização no setor de transporte intermunicipal de passageiros de Santa Catarina. Com isso, a agência reguladora incorporou mais 36 agentes fiscalizadores em seu quadro técnico.
Assim, foram confeccionados dois modelos de coletes; um na cor azul marinho e outro na cor amarela com faixas transversais refletivas. O primeiro destinado aos colaboradores de todas as áreas de atuação da agência e o último, especificamente para as ações voltadas à fiscalização de transporte de passageiros em vias públicas e locais de trânsito de veículos.
De acordo com o Gerente de Fiscalização de Transportes da Aresc, Nilton de Sá, tais peças objetivam fundamentalmente possibilitar a pronta identificação dos servidores da agência e oferecer maior segurança durante os trabalhos, sobretudo no período noturno.
“O aspecto visual interfere na comunicação do órgão com o seu público alvo, tanto concessionários, quanto em seus respectivos usuários, pois ao ver um funcionário da instituição devidamente identificado, além de elevar a percepção de padronização, favorece a confiança do servidor, contribuindo assim, na qualidade da prestação das atividades fiscalizatórias”, destaca.
A próxima etapa desta ação será a renovação das peças de camisaria do uniforme da agência.