Para celebrar o Dia Mundial do meio Ambiente que é comemorado no dia 5 de junho, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina relembra algumas de suas ações realizadas nesse primeiro semestre do ano de 2019. Muitas são as atividades desenvolvidas e todas, parte da seguinte premissa: lutar diariamente pela sustentabilidade ambiental e gerar impactos positivos por meio de fiscalização e regulação dos serviços públicos.
É certo, porém, que para que se alcance tal objetivo, não é suficiente qualquer ação do ente regulador, mas sim, uma ação eficiente e focada, estritamente dentro de seus objetivos institucionais e competências legais.
Diversas foram as atividades já executadas, entre elas podem-se elencar:
Gerência de Fiscalização
- Ações de fiscalização de qualidade realizadas em 7 municípios;
- Ações de fiscalização operacional realizadas em 17 municípios;
- Participação em eventos do Fórum de Agrotóxicos do MPSC;
- 5 vistorias e reuniões relacionadas à resíduos sólidos urbanos para complementação e apresentação do Smart Regulation.
-Participação em 33 reuniões de trabalhos entre Prefeituras, Concessionárias, Conselhos, encontro com outras Agências Reguladoras, e outros;
- Participação em 6 eventos do Produtor de Águas entre assembleia do grupo gestor, vistorias e eventos relacionados, projeto este, um dos maiores defensores para a recuperação e preservação do meio ambiente.
O projeto que é realizado na Bacia do Rio Camboriú e Rio Cubatão(este em fase inicial)consiste em recuperar as áreas degradadas, incluindo matas ciliares, áreas de nascentes, encostas ou outras áreas sensíveis, além da proteção de áreas conservadas. Conforme prevê o Programa, o proprietário recebe incentivo financeiro para que ele mantenha sua propriedade adequada e preservada para a produção de água. Então, para que o pagamento seja realizado, é necessária a realização de vistorias técnicas para certificar se as ações de conservação e restauração estão sendo executadas de acordo com contrato entre proprietário e a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú – Emasa. Atualmente são 24 proprietários participantes do Produtor de Água do Rio Camboriú, totalizando 1080 ha de área conservada e 59 ha em processo de restauração.
Gerência de Regulação
- Participação em 30 reuniões de trabalhos;
- Serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário: Foram publicadas 4 resoluções, realizadas 2 consultas públicas, elaboradas 2 notas técnicas e encontram-se em andamento 2 estudos de revisões tarifárias;
-Serviços de distribuição de gás natural canalizado: Foi publicada 1 resolução, realizada 1 consulta pública e encontra-se em andamento 1 estudo de revisão tarifária;
- Serviços de resíduos sólidos: Foi publicada 1 resolução.
Participação em Eventos, Cursos e Treinamentos:
- Curso de Certificação de administradores;
- Treinamento do Governo sem Papel;
- Seminário de gestão de resíduos sólidos e logística reversa;
- Treinamento sobre cromatografia;
- Encontro de produtores rurais do Projeto Produtor de Águas;
- Câmaras técnicas de Saneamento e de Gás da ABAR;
- Câmara de energia da FIESC;
- Workshop de diagnóstico socioambiental da Bacia do Rio Cubatão.