Atendendo a uma solicitação da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que é uma instituição encarregada da cooperação financeira internacional com o setor público, a diretoria da Aresc recebeu o Presidente da instituição, Laurent Duriez, e o Gerente de Projetos, Karim Djemoui, para tratar sobre assuntos de investimentos nos setores de saneamento básico e políticas de tarifação de água e esgoto no Estado de SC.
Cumprindo o cronograma de assuntos pautados conforme solicitação da instituição francesa, durante o encontro, realizado no auditório da Aresc, a diretoria da Agência de Regulação, apresentou à AFD o andamento da metodologia de revisão tarifária para os prestadores de serviços contemplados, que são: Casan, Emasa de Camboriú, Semasa de Itajaí, Samae de Papanduva e Treviso e Semasa de Lages.
Outros assuntos também foram expostos, entre eles; o projeto de um novo modelo de coleta e tratamento de esgoto para os municípios, e o Programa Produtor de Água, projeto este que visa a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade econômica e financeira por meio da Internalização de percentual na tarifa.
No Brasil, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) atua por meio de empréstimos em longo prazo destinados a promover um crescimento verde e inclusivo. Suas operações visam apoiar os esforços das instituições públicas brasileiras (União, Estados, municípios, empresas e bancos) em matéria de investimentos nos setores da energia, do meio ambiente, das infra-estruturas de transporte e de desenvolvimento urbano. No estado de Santa Catarina, a instituição trabalha em parceria com a CASAN.