Devido às altas perdas do sistema de água e vazamento de esgoto em vias públicas, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC juntamente com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC desenvolveu um Aplicativo que possibilitará o auxilio da população na fiscalização em redes primárias.
O App foi lançado no último dia 26/09, na sede da Aresc pela diretoria colegiada da Aresc, presidida pelo Presidente, Reno Luiz Caramori. O evento contou com representantes da Casan, Semasa Lages, Emasa de Itajaí, prefeitura de Florianópolis, Ciasc, vereador de Antônio Carlos, Felipe Schimitz e Vereador de Criciúma, Júlio Kaminski.
Em um primeiro momento, o App Aresc estará habilitado para os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes, e Criciúma, estes atendidos pela Casan.
Com interface simples de navegação, as pessoas poderão utilizar a ferramenta para comunicar vazamentos de água e de esgoto em vias públicas através de procedimento simples e ágil. Além de ser um app que visa também
à contribuição para os recursos hídricos, como o desperdício de água, diminuição de custos operacionais e, consequentemente, das tarifas.
Como funciona
Uma vez instalado o App Aresc, já é possível acessar a tela contendo a opção de comunicar ocorrências. O usuário precisa então selecionar a localização instantânea pelo GPS do celular e cadastrar seu nome e contato telefônico, e selecionar o tipo de ocorrência - vazamento de água ou de esgoto. Por fim, é necessário enviar fotos do vazamento. Feito o envio, a ocorrência passa pela central da Ouvidoria da Aresc e diretamente para a Casan.
O aplicativo já está disponível gratuitamente para celulares que usam o sistema operacional Android e iOS e é adaptável a outros dispositivos móveis, como tablets e iPads.