Observação: Município(s): MORRO DA FUMAÇA. Bairro(s): TODOS. Rua(s): TODOS. A Concessionária MF SANEAMENTOS informa que neste mês de Dezembro, o Sistema de Abastecimento de Água de Morro da Fumaça, apresenta um aumento significativo no consumo, aliado a altas temperaturas e muitos temporais, ocasionando pontos de oscilação de abastecimento e problemas de reservação. O Município reconhece que o sistema de abastecimento está fragilizado e que vem recebendo reclamações de falta de água por parte de alguns usuários. A Prefeitura, juntamente com a Atlantis, trabalha para evitar o desabastecimento com ações pontuais e gradativas. Nos últimos oito meses, além do estudo técnico e diagnóstico para identificar as principais deficiências do sistema, a Prefeitura, licitou equipamentos, materiais e reservatórios, para melhorar a distribuição dos bairros mais altos e distantes. Ainda, foram trocados registros, válvulas e instalado booster, além de melhorias na aplicação de produtos químicos para garantir a eficiência no tratamento. No entanto, neste período, a queda de energia estão sendo mais frequentes, afetando diretamente a reservação e consequentemente a distribuição. Nesta semana, os moradores da Linha Anta, abastecidos pelo Município e com distribuição operada pela CASAN, relataram que estavam sem água. Contudo, realizamos uma pesquisa e monitoramento das pressões para a região e identificamos um vazamento oriundo do setor da CASAN. Informamos o ocorrido a Concessionária e o vazamento foi consertado. Em 11/12/2018, a tarde, três válvulas borboleta tiveram problemas e estavam comprometendo o sistema de filtragem, paramos a ETA para substituição de modo emergencial, ocasionando redução do nível do reservatório e consequentemente falta de água em locais de elevada altitude, como loteamento Recco, Graziela, Bertan e Linha Anta. O restabelecimento se deu de forma gradual.

"Estas informações são de parte integral de comunicado prestado pela Concessionária MF Saneamentos".

Informação Publicada pela Ouvidoria da ARESC