WhatsApp Image 2022 05 13 at 09.45.51 1
Técnicos, diretores e o presidente da Agência de Regulação de Serviços Público de Santa Catarina (ARESC) estiveram no Porto de Itapoá para acompanhar as obras do Terminal Gás Sul (TGS) na Baía da Babitonga. O TGS representa um grande passo para Santa Catarina em relação ao suprimento de gás e expansão da oferta do insumo no Estado. De acordo com informações da New Fortress Energy responsável pelo empreendimento, e empresa está trabalhando para concluir a fase de construção do terminal em de agosto de 2022.

O terminal consiste em um navio FRSU (Unidade de Armazenamento e Regaseificação Flutuante), ancorado a 300 metros da costa, que inclui toda a infraestrutura para receber, armazenar, regaseificar e distribuição o Gás Natural (GN). A conexão com a terra será feita por um gasoduto submarino, com aproximadamente 31 km, atravessando os municípios de Itapoá e Garuva, e construção e montagem de Estação de Condicionamento de Gás - City Gate (onshore), em Garuva.

O investimento terá capacidade de regaseificação prevista de 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que poderá ampliar em 179% a oferta do insumo ao estado e também a ampliação do abastecimento aos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

“Nossa visita às obras do terminal deu-se pela busca de informações mais concretas ao andamento desse processo, até porque ele vai impactar muito no conjunto das ações dos suprimentos de gás em Santa Catarina. Em consequência disso, teremos um trabalho importante pela frente quanto às questões regulatórias, uma vez que o mercado se prepara para venda direta do suprimento. Vamos estar preparados para dar condições (enquanto órgão regulador) nesse processo aos usuários, empresas, poder concedente, sempre visando o desenvolvimento econômico aqui no Estado”, argumenta o presidente da Aresc, João Carlos Grando.

A visita técnica

A comitiva foi acompanhada pelo Presidente da Aresc, João Carlos Grando, o Diretor e Gerente de Energia, Gás e Recursos Minerais, respectivamente, Silvio Rosa e Ricardo Cesconetto, o Gerente de Ativos e Contabilidade Regulatória, Marnio Graciosa e o Analista Técnico, Paulo César Cardoso. A visita foi assistida por representantes da SCGÁS, e seguiu em encontro no escritório da New Fortress, a qual fez uma apresentação de todo o projeto detalhado das obras do terminal.

WhatsApp Image 2022 05 17 at 11.31.40 1

Importância do Terminal Gás Sul para Santa Catarina

Além de geração de renda, incremento das atividades da indústria, comércio e serviços, aumento da receita tributária e fortalecimento da economia local, estadual e nacional, o terminal trará outros benefícios, como a conexão do mercado brasileiro de gás ao global, ou seja, Santa Catarina deixará de ser consumidora de gás para se tornar fornecedora, fortalecendo a matriz energética.