O evento “Ações de Sustentabilidade Hídrica na Bacia do Rio Cubatão”, que aconteceu na tarde do dia 08/08/2019 no Hotel Caldas da imperatriz, é mais uma etapa da expansão do Projeto Produtor de Águas em Santa Catarina. Além da Aresc, contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Companhia catarinense de águas e saneamento (Casan), Comitê da Bacia Hidrográfica do Cubatão (CBH – Cubatão), Epagri, Defesa Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeituras de Florianópolis e Santo Amaro da Imperatriz, entre outros diversos órgãos públicos e instituições.

Na oportunidade foram apresentados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE o Plano de Bacia do Cubatão e o Planejamento estratégico do Programa Produtor de Água para a Bacia do Cubatão. A Gerente de fiscalização da ARESC, Luíza Kaschny Borges Burgardt, explanou sobre a sustentabilidade financeira do Programa Produtor de Águas para a Bacia do Cubatão, apresentando a metodologia de revisão tarifária. Já os representantes da ANA falaram sobre as experiências do Programa Produtor de Águas em outras regiões do Brasil, além de se posicionarem como gestores do projeto, ficando também responsável pelo acordo de cooperação técnica entre as instituições.

O Projeto Produtor de Água, criado pela Agência Nacional de Águas, incentiva o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água. Através do conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), os produtores participantes do projeto recebem aportes financeiros em troca da preservação dos mananciais de água em suas propriedades, além de receber apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas.

A ARESC é parceira do projeto que, em Santa Catarina, já acontece na Bacia do Rio Camboriú e também na região de São Bento do Sul, sendo que no Camboriú o projeto já completa em 2019, 10 anos.

IMG 20190811 WA0000

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito