Segundo previsão de entidades ligadas ao setor de turismo, a capital catarinense estima receber 20% a mais de turistas para a próxima temporada de verão em comparação com o verão passado. O que por um lado é bom, paralelamente é motivo de preocupação para diversas autoridades. Em coletiva de Operação Presença - Verão 2017, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, órgãos públicos apresentaram planos de ações para a temporada que se aproxima.

A Aresc - Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, representada pela Gerente de Fiscalização, Luiza Kaschny Borges e pelo Ouvidor, Murilo de Oliveira, participou da coletiva que aconteceu nesse dia 28 de setembro.

É justamente com vistas em aprimorar a capacidade de ação frente às questões como saneamento básico, fornecimento de água e energia elétrica, fiscalização dos ambulantes, segurança pública e mobilidade urbana, entre outras, que os vários órgãos e entidades, inclusive ligadas ao trade turístico, envolvidos na operação vêm realizando um planejamento desde o mês de junho. Já as ações terão prazo de outubro deste ano a março de 2017 para serem executadas.

E dentre as ações elaboradas pela Aresc para a Operação Presença estão: a fiscalização do cumprimento do plano de emergência para a temporada de verão 2016/2017 apresentado pela Casan, a fiscalização operacional do abastecimento de água, análise da qualidade da água potável e eficiência do tratamento de esgoto, e também, a verificação da qualidade da água nas unidades que operam somente no verão. Juntamente a essas demandas, a equipe de fiscalização da Agência ficará de sobreaviso durante a temporada, além de estar dando continuidade às coletas do Programa de Monitoramento do Rio do Brás.

Demais orgãos participantes da Operação Presença- Verão 2017

Capitania dos Portos ● Centrais Elétricas de Santa Catarina - CELESC ● Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN ● Companhia Melhoramentos da Capital - COMCAP ● Corpo de Bombeiros ● Departamento de Transportes e Terminais - DETER ● Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO ● Fundação do Meio Ambiente – FATMA ● Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis - IGEOF ● Polícia Civil: Delegacia de Jogos e Diversões e Delegacia de Desaparecidos ● Polícia Militar de Santa Catarina ● Polícia Rodoviária Estadual * Secretaria Municipal de Assistência Social ● Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental ● Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana ● Secretaria Municipal de Cultura ● Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor - PROCON ● Secretaria Municipal de Educação ● Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano: FLORAM e SESP ● Secretaria Municipal de Obras ● Secretaria Municipal de Saúde: Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Média Complexidade e Bem Estar AnimalDSC00639cc

DSC00637cc