A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc realizou na tarde deste dia 30/06 em sua sede, o workshop de apresentação da terceira etapa do processo de metodologia de revisão tarifária para os prestadores de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A Deloitte Touche Tomatsu Consultores Ltda, empresa que está executando a metodologia, apresentou a proposta que engloba os aspectos estudados na metodologia para o cálculo de revisão tarifária, na qual será implantada junto às concessionárias. Durante o workshop, todos os dados que foram adotados para o desenvolvimento da metodologia foram explanados, tais como; definições de custos operacionais das prestadoras, reposicionamento tarifário, otimização tarifária e valores de mercado, investimentos, entre outros aspectos.

Participaram do evento; técnicos das prestadoras de serviço conveniados à Aresc, representantes estaduais e municipais, além de outros órgãos e entidades representativas.

Ao todo, o estudo envolve quatro etapas: análise e definição de modelo tarifário, diagnóstico da situação atual, análise econômico-financeiro e modelo tarifário e, por último, a aplicação na tarifa, baseado na peculiaridade de cada município.

As Audiências públicas dão sequencia a essa terceira etapa, onde serão realizadas nas cidades sedes das concessionárias que estão inclusas na revisão de do modelo tarifário, que são elas;

- CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento.

- EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú.

- SEMASA – Serviço Municipal de Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura de Itajaí.

- SEMASA – Secretaria Municipal de Água e Saneamento de Lages.

- SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Papanduva.

- SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Treviso.