A Gerente de Fiscalização da Aresc, Luiza Kaschny Borges Burgardt, esteve no último dia 14/08 visitando a CS Bioenergia na ETE Belém da Sanepar, em São José dos Pinhais, Paraná. A convite do COMDES (Conselho Metropolitano para o desenvolvimento da Grande Florianópolis), a visita teve o intuito de Conhecer a planta de tratamento de lodo de esgoto e resíduos orgânicos para geração de energia através do biogás da CS bioenergia, que está sendo finalizada adjacente à ETE Belém.

O lodo da ETE Belém, que atualmente é desaguado e destinado a aterro sanitário, será tratado juntamente com os resíduos orgânicos em processo de digestão anaeróbia no biodigestor. No biodigestor, em condições de digestão mesofílica, ocorre a degradação do material orgânico, gerando o biogás. O biogás é purificado, retirando-se impurezas como o H2S, para aproveitamento energético (cogeração).

Na ETE Belém, quando todas as etapas do projeto estiverem operando, o objetivo é gerar 2,8 kW com 200 toneladas de material orgânico por dia.

A viagem foi muito bem aproveitada segundo a Gerente de Fiscalização, Luiza Burgardt, pois possibilitou conhecer essa tecnologia, uma vez que existe ainda pouco no Brasil.'' Quem sabe para um futuro próximo, junto com o COMDES, tentar trazer essa solução para o Estado de Santa Catarina”, frisou.

IMG 20170816 WA0007CC

IMG 20170816 WA0001CC