Assuntos como a evolução e as tendências na tarifa de gás natural para o setor industrial em Santa Catarina e o recente aumento das tarifas do insumo levou a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina a participar da Reunião da Câmara de Assuntos de Energia da Fiesc, nessa quinta-feira (6/7) na sede da Federação.

Conforme resolução 082 publicada no Diário Oficial em 22 de junho de 2017, a Aresc autorizou a atualização do preço do gás natural e transporte às tarifas de serviços de distribuição de gás natural canalizado a serem aplicados pela SCGás. No mesmo dia, foi publicada a resolução 083, onde define a atualização monetária da margem de distribuição que compõe as tarifas aplicadas em Santa Catarina. As duas decisões somadas reajustarão na média as tarifas de gás natural em 9,8% para os consumidores industriais, 10,4% para o mercado comercial, 10,6% para o segmento residencial e 9,8% para o GNV.

Estes números divulgados foram justificados pelo Gerente de Regulação da Aresc, Silvio Cesar dos Santos Rosa durante encontro que reuniu diversos representantes do ramo industrial catarinense.

A resolução 082 corresponde à atualização semestral da tarifa, prevista na metodologia de conta gráfica criada pela Agência de Regulação em 2016, que começou a ser aplicado em 01/07. Já a resolução 083 define a atualização da margem de distribuição pelo IGP-M no período de agosto de 2015 a maio de 2017, e tem efeito a partir de 22 de julho. A Conta Gráfica é uma ferramenta regulatória na qual são registradas e acumuladas as diferenças - referentes aos preços de gás e de transporte - entre os preços faturados pelos supridores à Concessionária e aqueles contidos nas tarifas de fornecimento aplicadas aos usuários.

Todo o estudo da conta gráfica tem o intuito de dar previsibilidade e transparência para o reajuste tarifário. Pequenas elevações no dólar e no preço do petróleo acabou aumentando o preço de compra de gás da SCGás à Petrobras. Esses foram alguns dos fatores que levaram ao reajuste.

Participaram também do encontro o Presidente da Aresc, Reno Luiz Caramori, o Diretor Tecnico da Aresc, Elmis Mannrich, o Presidente da Fiesc, Glauco José Côrte e o Presidente da SCGás, Cosme Polêse.

DSC01191 1